Anna Letycia

Apresentação

MULTIARTE ABRE EXPOSIÇÃO DE GRAVURAS E PINTURAS DE ANNA LETYCIA

A Multiarte expöe a partir do próximo dia 27, individual de ANNA LETYCIA (1929-2018), considerada pela crítica especializada uma das maiores gravadoras brasileiras, compreendendo trinta e seis obras, sendo vinte e nove gravuras e seis pinturas selecionadas de maneira a representar analiticamente as diversas fases de produção da artista, entre 1968 e 2000.

Com um aprendizado de alta qualidade, Anna Letycia foi aluna de Osvaldo Goeldi (1895-1961) e de Iberê Camargo (1914-1994), obteve reconhecimento internacional, e hoje seu nome é a maior referência na gravura brasileira. Recebeu os maiores prêmios que um artista ambiciona, mas a sua maior preocupação sempre foi com a transmissão do conhecimento. A esse respeito, Ângela Âncora da Luz comenta em seu livro editado pela USP sobre a artista: “Se a pintura exige todos esses esforgos, a gravura mais ainda os requer, pois nio há como intuir a técnica. Ela deve ser aprendida. Aqui no Brasil Goeldi e Iberê perceberam essa necessidade, daí porque o ensino da gravura deve muito aos doiseminentes arti stas. Mais tarde, viria Edith Behring (1916-1995) e, finalmente, Anna Letycia, crismando definitivamente a esse ensino, que, a um só tempo, se toma fonte dedivulgagäo da própria gravura, como também gera novos gravadores”.

Anna Letycia inicia suas atividades como professora de gravura em 1960, nas oficinas de gravura do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Mesmo após a sua aposentadoria, ocorrida em 1995, Anna continuaria a ser Encarregada da Oficina do Ingá (antigo palácio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, em Niterói, atual sede do Museu Histórico do Estado do Rio de Janeiro), cargo de confiança, que exerce plenamente até hoje. Ali ela prossegueensinando, numa necessidade intrínseca que a faz criar a obra e transmitir a técnica para que outros possam prosseguir. Com esta preocupação constante, a artista fez questão de realizar em Fortaleza um worlkshop para alunos de gravura do artista Eduardo Eloy.

O catálogo publicado por MULTIARTE, contém reprodução de todas as obras expostas, e constitui importante documento bibliográfico. A mostra permanecerá aberta à visitação pública até o dia 18 de janeiro de 2002, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira no horário das 14 às 20 horas, à rua Barbosa de Freitas 1727, Aldeota, Fortaleza, Ceará.
Visitas especiais poderão ser agendadas através do telefone 261-7724 e fax 261-2667.

Espaço expositivo

Catálogo virtual

Exposição realizada na Multiarte.