Cláudio Valério Teixeira – 1988

Apresentação

No próximo dia 24, às 21 horas, será inaugurada na Galeria Multiarte (Rua Barbosa de Freitas 1727, Aldeota, Telefone 224.77.24), exposição individual do pintor carioca Cláudio Valério Teixeira. Serão apresentadas vinte e seis obras de arte, entre pinturas, aquarelas e desenhos, realizadas entre 1986 e 1988.

Nascido em 1949, o artista teve sua formação inicial com o pai, o célebre pintor Oswaldo Teixeira (1904-1974). Mais tarde, frequentou a Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde posteriormente lecionaria Teoria da Pintura (1979).
A partir do início da década de 1980 sua carreira dirigiu-se também para a restauração, a historiografia e a crítica de arte. Viajou aos Estados Unidos e Europa, nesta época, para aperfeiçoamento profissional e intercâmbio com instituições culturais. É membro das seções brasileiras da Associação Internacional de Críticos de Arte, do Conselho Internacional de Museus, das associações nacionais de restauradores e de artistas plásticos, e do American Institute for Conservation of Historic and Artistic Works.
Cláudio Valério Teixeira tem desenvolvido como artista uma obra concentrada principalmente nos temas sociais, de forte conotação critica e de tratamento expressionista, sempre dedicada à figuração de caráter realista. Participou até o presente de inúmeras exposições coletivas, tendo sido premiado em sete delas, inclusive no Salão Nacional de Arte Moderna.
Nesta exposição, contudo, apresenta pinturas e desenhos de temas mais reflexivos e suaves, interessados especialmente nas questões da técnica. A aquarela, que o pintor domina com sólida segurança, encontra-se em diversos dos trabalhos apresentados, e através dela representadas imagens femininas e paisagens urbanas e rurais.

Espaço expositivo

Capa Catálogo