Sérvulo Esmeraldo

Apresentação

O TEMPO FORJA O FINAL

Este livro ambicionava inicialmente conter uma iconografia, cronologia e análises de críticos de arte sobre Sérvulo Esmeraldo. Um livro que mostrasse quanto o conjunto da obra desse artista cearense tornou-se sem limites geográficos e inseriu-se no mundo da arte contemporânea.

O tempo arrastou essa ideia.

Dez anos transcorreram entre a concepção e a manufatura. Passamos parte deles esquisando, amadurecendo a intenção de fazer um trabalho de tal amplitude. Outros tantos aguardando viagens e vernissages, projetos em desenvolvimento se concretizarem; vasculhando tesouros em caixas guardadas com esmero, em arquivos do artista. Garimpando fotos. Descobrindo desenhos, maquetes, anotações.

Dodora Guimarães, companheira na vida e parceira de trabalho de Esmeraldo, nos trouxe textos mais intuintivos, entrevistas, depoimentos de Sérvulo, pensamentos sobre a arte e o seu trabalho. Lembranças de memórias infantis que até hoje o abastecem de felicidade e de inspiração. Recordações de lugares onde morou, trabalhou, fincou raízes, e depois partiu; de amigos, de Fortaleza, a cidade que escolheu para ficar e a relação com arte pública que ele desenvolveu.

Este itinerário norteou a elaboração do livro agora concluído, traçando um panorama que contempla tanto o viés da memória, tão presente nestes escritos de Sérvulo, como a sua obra mais monumental que são as esculturas públicas e as integradas à arquitetura, em sua grande maioria fincadas no Ceará.

0 livro que foi se esboçando teve seu devido tempo de maturação. E, de repente, como diria o próprio Sérvulo Esmeraldo, o livro surgiu, ou melhor, a ideia do livro se reinventou.

 

E aqui está Sérvulo e suas histórias. Tão somente Sérvulo Esmeraldo.

 

Dora Freitas e Sílvia Furtado I ORGANIZAD0RAS

Espaço expositivo

Notícias relacionadas

 

Diário do Nordeste

Sérvulo entre a linha e a luz

Livro reúne memórias e trabalhos do artista cearense. A obra será lançada na próxima quarta-feira, 22

Em poucas palavras, ele se apresenta: “sou um observador, um colecionador de imagens”. Descobrir uma forma própria de explicar a si e a sua arte, aliás, é um dos desafios do livro “Sérvulo Esmeraldo: a linha e a luz”, encontro do cearense consigo mesmo em testemunhos e imagens que serão apresentados ao público na próxima quarta, 22, às 19h30, na Galeria Multiarte.

Vida e Arte | O Povo

A Linha e a Luz, livro de Sérvulo Esmeraldo, será lançado na Galeria Multiarte

Com exposição de obras e lançamento do livro A linha e a luz, evento na galeria Multiarte propõe encontro do artista plástico Sérvulo Esmeraldo com o público.

Sérvulo Esmeraldo usa a bengala para indicar exatamente o local em que sua obra deve ser posicionada pelos ajudantes. Noite da última segunda-feira (20) e o artista de 86 anos organiza sete dos seus inúmeros trabalhos na galeria Multiarte.

Capa do livro