Antônio Bandeira 1987

Apresentação

NOVA GALERIA DE ARTE EM FORTALEZA FAZ HOMENAGEM AO PINTOR ANTÔNIO BANDEIRA

No próximo dia 17 de novembro, estará sendo inaugurada a MULTIARTE Galeria, uma nova galeria de arte que pretende desenvolver em Fortaleza um intenso programa de atividades, com exposições, leilões, cursos e oficinas artísticas. Sua sede, na Rua Barbosa de Freitas 1727, Aldeota, foi cuidadosamente planejada para atender aos mais modernos requisitos em termos de iluminação e espaço para apresentação de pinturas, desenhos, gravuras e esculturas.

A exposição inaugural é uma homenagem ao grande pintor cearense Antônio Bandeira, nascido em Fortaleza em 1922 e falecido em Paris França, em 1967. O diretor da nova galeria, Max Perlingeiro, considera que “… é mais do que, justo que se comemore os vinte anos do desaparecimento deste pintor notável, reconhecido como um dos artistas brasileiros mais importantes deste século. Infelizmente, aproximando-se já do fim do ano de 1987, não havia sido ainda realizada no país se quer uma cerimônia  em memória de Bandeira, e por isso imaginei que a inauguração da Multiarte seria uma ótima oportunidade para suprir esta lacuna”.

Trinta e cinco obras de arte cuidadosamente selecionadas integram amostra, que reúne pinturas a óleo, têmperas, aquarelas e quinze raríssimos desenhos da produção inicial do artista. O percurso essencial da obra de Bandeira, desde os trabalhos de influência expressionista de seu período de atuação em Fortaleza (como o magnífico Auto-retrato no espelho, de 1945) até as derradeiras pinturas executadas em Paris no ano de sua morte, está representado na exposição.

O catálogo publicado por MULTIARTE contém a reprodução de todas as obras expostas, além de um texto de análise assinado pelo crítico e historiador carioca Carlos Roberto Maciel Levy, que Já há alguns anos está desenvolvendo ampla pesquisa sobre a vida e a obra do pintor, para publicaçao de livro no Rio de Janeiro.

Segundo o diretor da galeria, sua linha de trabalho será a de apresentar sempre atividades que considerem tanto o valor patrimonial das obras de arte, a nível das cotações do mercado de arte nacional e internacional, de modo a preservar os investimentos dos colecionadores, como também a natureza cultural intrínseca da produção artística.

Nesta primeira mostra, como complemento didático, Max Perlingeiro programou a apresentação contínua de um videoteipe sobre o abstracionismo na pintura brasileira, com especial destaque, é claro, para a obra de Bandeira.

Comemoração dos vinte anos de morte do artista 1967-1987

A mais nova galeria de arte de Fortaleza surge em um ano que traz lembranças tristes para os cearenses e para a pintura brasileira: há vinte anos passados falecia, em Paris, o grande Antônio Bandeira, interrompendo uma obra que evoluía incessantemente e ampliava cada vez mais o reconhecimento de suas qualidades.

Mas esta data pode trazer também a alegria das recordações positivas, e sobretudo a oportunidade de homenagear o notável artista através da apresentacão de uma seleção de trinta e cinco importantes trabalhos de sua autoria.

Ao inaugurar suas instalações e atividades, MULTIARTE pretende assim prestar igualmente uma homenagem à cidade de Fortaleza e ao próprio Estado, recordando o nome e a obra de um dos mais significativos artistas brasileiros deste século, aqui nascido para justo orgulho dos cearenses.

Para falar sobre Bandeira neste catálogo, contudo, ninguém mais indicado do que o crítico de arte Carlos Roberto Maciel Levy, que há cerca de três anos vem desenvolvendo estudo aprofundado em torno da vida e da obra do artista, para publicação de livro definitivo sobre o tema.

Esperamos, com esta primeira exposição, corresponder às expectativas do publico de Fortaleza e assinalar um tipo de atuação sempre voltado para as iniciativas de qualidade, que procuraremos aperfeiçoar continuamente para o futuro.

Galeria de imagens

Espaço expositivo

Catálogo virtual

Exposição realizada na Multiarte.