Maria-Carmem Perlingeiro

Apresentação

Maria-Carmen faz parte de uma geração de artistas profundamente comprometida com o seu trabalho. Estudou na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro e na École Supérieure d’Art Visuel, em Genebra, na Suíça.

A escultura não foi um acidente na sua trajetória, ao visitar o ateliê de Sergio Camargo (1930-1990) em Carrara, na Itália, apaixonou-se pelo mármore e, logo em seguida, descobriu o alabastro.

Ao longo de sua carreira artística participou de inúmeras exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Sua individual mais recente – Luz de pedra foi apresentada em 2012, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, curadoria de Cristina Burlamaqui, acompanhada de catálogo, com texto do historiador de arte francês Pierre Daix. Segundo o autor: “Pelo título de sua exposição, Luz de pedra, Maria-Carmen Perlingeiro já afirma que, a seu ver, esculpir é não apenas criar um objeto tridimensional, carregado de sentido e beleza, mas também uma irradiação que se desprende desse objeto, ou de sua multiplicação, e que altera a luz do ambiente. Que o arranca daquilo que esperávamos ver. Dessa forma, em pleno século XXI, a artista mantém uma tradição e, ao mesmo tempo, renova os primeiros traços das esculturas, das montagens em três dimensões que chegaram até nós como o crânio de urso disposto na Gruta de Chauvet sobre blocos de pedras, dos quais se eleva um plano horizontal, uma base em que ele se destaca, adquirindo o valor de uma peça religiosa”.

Serão apresentadas na Galeria Multiarte, as séries mais significativas de sua produção:

– Cadernos de alabastro: placas desenhadas com ouro sobre a pedra como se fosse folha de papel;

Recto verso ou um fragmento e duas figuras: uma série bem-humorada de esculturas de pedra que    representam objetos do cotidiano em frente e verso;

– Piercings: esculturas de parede, extremamente leves, com folhas de ouro;

– Livros: esculpidos empilhados, de forma desordenada;

– A bela e a fera: uma instigante instalação com pedra e pele de cabra;

– Objetos flutuantes: instalação com dezenas de esculturas suspensas.

Além do catálogo, editado especialmente para a exposição, no dia 9 de março, um dia antes da abertura oficial da mostra, será promovido um encontro com o crítico Franklin Pedroso, Maria Carmen e o público para diálogos sobre o processo criativo da artista. A inscrição pode ser feita através dos telefones da Multiarte.

Espaço expositivo

CRONOLOGIA

1971 – Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro

1973 – École Supérieure d’Art Visuel (Diploma de graduação) Genebra

1982 – Pratt Institute (Escultura) Nova York

1983 – Art Student’s League (Escultura) Nova York Principais Exposições individuais

1978 – Letras, Galeria da Aliança Francesa, Rio de Janeiro

1979 – N Operações, Galeria do Centro Cultural Candido Mendes, Rio de Janeiro (Projeto com Rute Gusmão)

1980 – Si-la-box, Galeria César Aché, Rio de Janeiro

1981 – Ici-là-ailleurs, Galerie Bernard Letu, Genebra

1982 – Bicho de sete cabeças, Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro (Projeto ABC-Funarte)

1991 – Sculptures, Château de Villa, Sierre, Suiça

1992 – Sculptures, Galerie Ruine, Genebra

1993 – Esculturas, Galeria Goudard, Rio de Janeiro

1994 – Esculturas, Gabinete de Arte Raquel Arnaud, São Paulo

1996 – Petits mensonges, Galerie Rosa Turetsky, Genebra – Águas vivas, Gabinete de Arte Raquel Arnaud, São Paulo

1999 – Esculturas reto/verso, Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro e Gabinete de Arte Raquel Arnaud, São Paulo

2001 – Hauts-reliefs, Galerie Charlotte Moser, Genebra

2002 – Alabastros, HAP Galeria, Rio de Janeiro

2006 – Obras recentes 2005-2002, Paço Imperial, Rio de Janeiro

2007 – Eclipses, Museu da Chácara do Céu, Rio de Janeiro – Histoires de peaux, Simon Studer Art, Genebra – Aquatiques, Livraria Archigraphy, Genebra – Alabastros, Espace Topographie de l’Art, Paris – Aquáticas, Gabinete de Arte Raquel Arnaud, São Paulo

2008 – Sculptures, Artrium, Genebra – Alasbastri, Scantinati della Pinacoteca Civica di Volterra

2010 – Sculptures, Centre de Bien-Être -SPA, Lausanne

2012 – Luz de pedra, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

2013 – Art Genève, Simon Studer Art, Genebra – Luz de pedra, Galeria Raquel Arnaud, – Cinéticos e Construtivos, Galeria Carbono, São Paulo – Luz de pedra, Galeria Raquel Arnaud, São Paulo – Mul.ti.plo Espaço Arte, Rio de Janeiro – Luz de pedra EMCB, Rio de Janeiro –

2014 Luz de pedra, Simon Studer Art, Genebra –

2015 Esculturas, Fundação Brasilea, Basileia

Catálogo virtual

Exposição realizada no período de 11 de março a 9 de abril de 2016 na galeria Multiarte.

Vídeo

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