Luciano Figueiredo

Apresentação

A Galeria Multiarte em comemoração aos seus 25 anos apresenta a exposição

LUCIANO FIGUEIREDO: Do Jornal à Pintura

 

Em 1987, a Multiarte inicia as suas atividades em Fortaleza com uma proposta diferenciada: trazer para a cidade exposições de importantes artistas brasileiros e, assim, apresentar suas obras para os visitantes cearenses, entre estudantes, professores, amantes da arte e novos colecionadores, a maioria distante dos espaços expositivos dos grandes centros. Para a abertura da galeria, realizou-se uma retrospectiva de Antonio Bandeira, com a exposição de suas pinturas e seus desenhos. Já apresentamos 31 exposições, publicamos 31 catálogos (a maioria esgotados), com aproximadamente mil reproduções de obra de arte, hoje referências bibliográficas para estudiosos da arte brasileira.

 

Em comemoração aos seus 25 anos, apresentamos a exposição de Luciano Figueiredo Do Jornal à Pintura, título análogo à grande mostra realizada no Musée Departamental de GAP, na França, em 2005, com a edição de um extraordinário catálogo com textos de Chris Dercon, Marcelin Pleyner e Frédérique Verlinden.

 

Compõem a exposição 44 obras (pinturas e objetos tridimensionais) executadas entre 1984 a 2012.

 

Como atividade complementar serão exibidos durante o período da exposição os filmes:

 

– LIVRO-FILME, 2010 (de André Parente e Kátia Maciel)

– FILME-LIVRO, 2010 (de André Parente e Kátia Maciel)

– FILME-POEMA, 2010 (de André Parente e Kátia Maciel) e poema de Antonio Cicero.

 

Luciano Figueiredo – artista, designer e curador – mantém uma coerência ímpar no seu trabalho, de caráter experimental. Firmou-se como um dos expoentes no movimento da chamada contracultura no Brasil, na década de 1970. Seus projetos gráficos são referência e sua participação na histórica publicação Navilouca, em 1975, foi definitiva. Com uma vasta biografia, expôs nos mais renomados espaços públicos e privados, no Brasil e no exterior. Entre as suas mais recentes apresentações, destaco a mostra multimídia apresentada em 2010, no espaço Oi Futuro, no Rio de Janeiro, Livro de Sombras 2. O projeto foi uma exposição do livro-objeto de Luciano Figueiredo, realizado entre 2007-2008, do poema de Antonio Cícero, parte do mesmo livro, e de filmes dos artistas Katia Maciel e André Parente. A exposição integrou pintura, cinema e poesia em um mesmo espaço-tempo, no qual o movimento de uma obra interfere na outra: a temporalidade da montagem do livro como filme, do filme como livro e da leitura como poesia, com a curadoria de Alberto Saraiva.

 

Participou, como artista, de inúmeras Bienais – a partir de 1967 – e de mostras coletivas como Transfutur, Kunstetage Kassel, Kassel, na Alemanha em 1990; “Marginalia 70”, Itaú Cultural em São Paulo, em 2001; e, mais recentemente, “Dessin, Couleur, etc.”, Galerie des Docks em Nice, na França, em 2011. Destacou-se como cenógrafo de teatro e cinema. E seu nome está intimamente ligado ao do artista Hélio Oiticica, pois foi fundador do Projeto HO; grande estudioso da obra de Oiticica, é hoje a maior referência sobre o artista, com publicações no Brasil e no exterior. Como curador trabalhou para instituições como: Witte de With, Center for Contemporary Art, em Roterdã; Galerie Nationale Du Jeu de Paume, em Paris; Fundació Antoni Tàpies, em Barcelona; Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa; Walker Art Center, em Mineápolis; Fundação Bienal de São Paulo e Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

 

Serviço:

 

Palestra do artista para convidados: no dia 3 de outubro às 19h30min.

Abertura para convidados: no dia  4 outubro das 19h30min as 23h.

Período da exposição: De 5 de outubro a 1 de dezembro de 2012.

De segunda a sexta feira das 10 às 18 horas e aos sábados das 14 às 20 horas

Catálogo virtual

Exposição realizada na Multiarte.

Notícias relacionadas

Tv Verdes Mares – Bom dia CE